Componentes Curriculares
Língua Portuguesa
Professores: Fernanda Alves Silveira; Letícia de Oliveira Antoniolli; Paula Regiéli da Silva Madeira;
Desenvolver a competência comunicativa e discursiva dos educandos, atendendo para as questões de variação linguística e adequação do uso da língua conforme os diferente contextos e práticas sociais.
Literatura
Professores: Cristiana Martinez Duarte; Fernanda Dietrich Miron; Letícia de Oliveira Antoniolli;
Promover o conhecimento da literatura e manifestação artística integrada ao contexto sociocultural brasileiro, reconhecendo a importância do texto literário através do estudo de obras, autores e escolas literárias.
Arte
Professores: Jordana Grawe Ayres
Promover o conhecimento da literatura e manifestação artística integrada ao contexto sociocultural brasileiro, reconhecendo a importância do texto literário através do estudo de obras, autores e escolas literárias.
Educação Física
Professores: André Osvaldo Furtado da Silva
Utilizar as regras e movimentos técnicos de diversas modalidades esportivas, consolidando e aprofundando os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, valorizando a cidadania do educando, incluindo formação ética e desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Matemática
Professores: André Luis dos Santos; Aurélio de Andrade; Linamir Rodrigues da Rosa; Waldir Correa das Neves Junior;
Usar a linguagem matemática no dia a dia, analisar, relacionar, comparar, abstrair e generalizar. Raciocinar com lógica, interpretar resultados obtidos através do conhecimento, compreensão, da aplicação, da analise e da síntese.
Física
Professores: Adriano dos Santos; Patricia Scalco;
Utilizas as modelagens simplificadas para explicação de fenômenos ou resolução de problemas de ordem prática ou hipotética utilizando os conhecimentos fundamentais da Mecânica Clássica.
Química
Professores: Ana Claudia da Silva Triches; Marcelo Diedrich de Souza;
Compreender os fenômenos relacionados ao ramo da química geral, físico química e química orgânica, bem como sua interpretação e formação de opinião crítica e conhecimento significativo, abordagem de temas transversais como saúde, meio ambiente, pesquisa, sociedade, ciência e tecnologia.
Biologia
Professores: Ana Claudia da Silva Triches; Letícia Ayres Guterres;
Despertar no aluno o interesse pela ciências biológicas, o espirito cientifico e analise crítica dos fatos da vida, tornando-o capaz de analisar, criticar e interagir como ambiente com responsabilidade.
Geografia
Professores: Alex Sandro de Menezes Oliveira; Gilmar Pacheco Fagundes;
Posicionar-se diante de dados e informações geográficas com consistência lógica, aplicando conceitos de território, paisagem, região para compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais utilizando diferentes linguagens, em especial a cartografia. Interpretar, de maneira crítica, a organização do espaço compreendendo as diferentes escalas de análise geográfica como lugar, região e globalização, demonstrando capacidade de percepção e de estabelecimento de relações com a vida cotidiana, numa perspectiva interdisciplinar. Reconhecer a relação sociedade- natureza e os efeitos da ação humana no espaço e a necessidade de preservação ambiental, possibilitando reflexões sobre o meio em que vive e compreendendo os diferentes espaços geográficos e suas complexas características. Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
História
Professores: Cristiane de Souza Rosa; Gilmar Pacheco Fagundes;
Desenvolver competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente. Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos. Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade. Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. Analisar e reconhecer os diversos fatos históricos brasileiros e mundiais, contextualizando-os e relacionando-os com o mundo atual.
Filosofia
Professores: André Vigano de Oliveira;
Propiciar ao aluno o exercício da reflexão crítica e criativa sobre o conhecimento, a existência em sociedade, a promoção integral da cidadania e a postura ética em relação ás questões contemporâneas.
Sociologia
Professores: André Vigano de Oliveira; Gilmar Pacheco Fagundes;
Desenvolver o estudo das ações humanas no âmbito das relações sociais construídas entre diferentes indivíduos, grupos, classes sociais, bem como as construções intelectuais nos processos de construção de conhecimentos necessários para viver em sociedade.
Projetos de Pesquisa
Professores: Adriano dos Santos; Fernanda Dietrich Miron; Patrícia Scalco;
Aborda os principais métodos de pesquisa cientifica aplicados nas áreas técnicas e especialidades da escola; apresentar projetos de eletromecânica e eletrotécnica; principalmente da região em que a escola se insere; desenvolver a linguagem cientifica dos alunos e estimular a produção de conhecimento nestas áreas.
Ensino Religioso
Professores: André Vigano de Oliveira;
Oportunizar vivências harmoniosas, por parte do educando, que respeitem o diferente e valorizem o bem comum, bem como a reflexão do sentido da ética e moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência pessoal e comunitária.
Língua Inglesa
Professores: Alessandra Fortes Prates; Fernanda Dietrich Miron;
Adquirir, gradativamente, as estruturas do inglês, levando o aluno progressivamente a ouvir, falar, ler e escrever, acreditando que, a partir disso, ele será capaz de usar o idioma em situações reais de comunicação e na área profissional, bem como interpretar textos técnicos.
Língua Espanhola
Professores: Cristiana Martinez Duarte;
Promover a participação em práticas sociais que envolvam o uso das línguas adicionais em diferentes cenários da vida e que possibilitem a circulação do aluno em gêneros do discurso (orais e escritos) em diversos campos de atuação, de modo seguro, autônomo, autoral e critico, tendo oportunidades para uma crescente identificação com os usos da língua adicional e dos discurso que organizam a partir dela.
Desenho Técnico
Professores: Adriano Henrique Hennemann de Freitas; Alexandre Blanco Riess; Aurelio de Andrade; Clayton Andre Oliveira da Motta; Deny Halison Pontin; Maicon Daniel Spader; Marcelo Plentz
Correlacionar as técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos, possibilitando a leitura e interpretação de desenho técnico, o desenvolvimento da capacidade motora e a visão espacial. Desenvolver habilidades de ler, interpretar e representar peças e conjuntos mecânicos por meio de desenho técnico, utilizando instrumentos adequados ou a mão livre. Desenvolver habilidades para execução de desenho técnico mecânico por meio de técnicas e ferramentas computacionais em ambiente de modelamento 3D paramétrico.
Fundamentos da Qualidade
Professores: André Luis dos Santos; Aurelio de Andrade; Maury Carvalho;
Dar embasamento legal sobre segurança do trabalho, bem como conscientizar a importância da prevenção de acidentes e seus riscos e consequências. Introduzir os conceitos, os principais aspectos, a nomenclatura, a hierarquia simbologia e normas que regem uma organização empresarial, proporcionando uma visão sistêmica do funcionamento das mesmas.
Tecnologia dos Materiais
Professores: Aurelio de Andrade; Marcos Augusto Bandini; Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius;
Propiciar embasamento teórico sobre tecnologia dos materiais de engenharia diferenciando-os em função de suas propriedades, assim como os aços para construção mecânica e os ferros fundidos, analisando sua estrutura cristalina e a influência dos elementos de liga e dos tratamentos térmicos nas suas propriedades e na sua aplicabilidade. Definir os processos de obtenção e sua aplicação em função das características. Conhecer os principais processos de fabricação mecânicos.
Resistência dos Materiais
Professores: Adriano Henrique Hennemann de Freitas; Aurelio de Andrade; Marcos Augusto Bandini;
Propiciar embasamento teórico sobre o comportamento dos materiais através do efeito das cargas aplicadas nos corpos sólidos, bem como analisar as condições de equilíbrio dos corpos e os meios de restringir seus movimentos. Conhecer os tipos de estruturas e as solicitações que as mesmas podem estar submetidas, a fim de possibilitar o dimensionamento de estruturas isostáticas.
Elementos de Máquinas
Professores: Clayton André Oliveira da Motta; Paulo Adolfo Daí-Pra Boccasius;
Proporcionar aos alunos subsídios para que tenham condições de selecionar, dimensionar e verificar a aplicabilidade dos principais elementos de máquinas, baseados em catálogos de fabricantes e no princípio da resistência dos materiais.
Metrologia
Professores: André Luis dos Santos; Maury Carvalho;
Integralizar conhecimentos básicos de metrologia dimensional a fim de propiciar a utilização dos principais instrumentos de medidas utilizados na mecânica, bem como conhecer os conceitos metrológicos de acordo com o vocabulário internacional de metrologia.
Soldagem
Professores: Nereu Luís de Freitas; Marcelo Plentz;
Instrumentalizar os alunos sobre os principais métodos de soldagem utilizados na indústria, capacitando os mesmos a executar tarefas de soldagem oxiacetileno, a arco elétrico com eletrodo revestido e MIG/MAG.
Usinagem
Professores: Marcos Augusto Bandini; Maury Carvalho; Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius;
Integralizar conhecimentos básicos da área de mecânica a fim de propiciar noções de utilização das principais ferramentas manuais e o funcionamento das principais máquinas e equipamentos utilizados na mecânica. Possibilitar o desenvolvimento prático dos conhecimentos teóricos adquiridos, bem como desenvolver habilidades manuais e o domínio do princípio de funcionamento das máquinas operatrizes convencionais, utilizadas na indústria metal-mecânica, através da execução de tarefas práticas. Ter noções de programação, preparação e operação de máquinas CNC.
Pneumática, Hidráulica e Eletropneumática
Professores: Adriano Henrique Hennemann de Freitas; Camila Paffrath; Gerry Sanchez; Marcelo Plentz;
Dar embasamento sobre os princípios da automação pneumática e hidráulica, os equipamentos envolvidos, as técnicas atuais e sua importância nos processos industriais.
Eletricidade
Professores: Adriano Santos; Esmael de Oliveira Flores; Eugenio Rossetti; Gilberto Fetzner Filho; Linamir Rodrigues da Rosa; Nereu Luis de Farias; Thiago Lucena Schmidt;
Interpretar as leis e fenômenos que regem a eletricidade, adquirindo conhecimentos e habilidades técnicas para aplicação teórica e prática. Conhecer e aplicar conceitos de uso eficiente de energia elétrica, de fontes alternativas, correção de fator de potência industrial, acompanhar e administrar contas de energia elétrica.
Automação
Professores: Deny Halison Pontin; Gerry Sanchez; Marcio Porto Carvalho;
Conhecer os fundamentos da automação industrial e as ciências que a integram. Conhecer o princípio de funcionamento e características técnicas dos sensores e dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), bem como as linguagens de programação mais usuais. Elaborar projetos de automação de processos industriais e/ou de máquinas operatrizes.
Medidas Elétricas
Professores: Alessandro Luiz Vaz; Eugenio Rossetti; Marcos Rogerio dos Santos Barbosa; Marcio Porto Carvalho; Thiago Lucena Schmidt;
Conhecer os princípios de funcionamento e as características dos instrumentos de medidas básicas da eletrotécnica. Praticar o manuseio dos instrumentos e o trato com as unidades e grandezas básicas da medição elétrica. Familiarizar-se com a noção de erro e de precisão dos instrumentos e das medidas.
Desenho Elétrico
Professores: Deny Halison Pontin; Maicon Daniel Spader; Marcos Rogerio dos Santos Barbosa;
Interpretar e aplicar as normas técnicas pertinentes à instalações elétricas. Realizar desenhos elétricos. Conhecer os equipamentos elétricos de comando e utilização (características e aplicações). Ler e interpretar desenhos esquemáticos.
Instalações Elétricas Industriais
Professores: Maicon Daniel Spader; Thiago Lucena Schmidt; Marcio Porto Carvalho; Marcos Rogerio dos Santos Barbosa;
Interpretar a aplicar as normas técnicas pertinentes. Executar desenhos elétricos. Estudar os equipamentos elétricos de comando e utilização (características e aplicações). Ler e interpretar esquemas elétricos.
Manutenção Industrial
Professores: Marcio Porto Carvalho; Edilson dos Santos Gracez
Conhecer os conceitos modernos e as técnicas atuais, bem como salientar a importância que a manutenção industrial tem nos processos industriais a fim de que as empresas possam atingir suas metas de produtividade.
Instalações elétricas
Professores: Deny Halison Pontin; Eugenio Rossetti; Marcio Porto Carvalho; Marcos Rogerio dos Santos Barbosa; Thiago Lucena Schmidt;
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos teóricos e com habilidades práticas que permitam realizar instalações elétricas básicas prediais. Interpretar o funcionamento de sistemas elétricos prediais, da luminotécnica e seus dispositivos de comando de iluminação. Compreender os princípios básicos da tecnologia dos materiais e componentes elétricos. Agir em conformidade com as normas de segurança a aplicar corretamente os dispositivos de proteção.
Tecnologia de Instalações
Professores: Marcio Porto Carvalho; Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius
Dimensionar e especificar elementos de instalações elétricas prediais e industriais de acordo com as normas técnicas e regulamentos vigentes, a fim de garantir seu bom funcionamento, a segurança das pessoas e a conservação dos bens.
Mecânica Básica
Professores: Marcos Augusto Bandini;
Integralizar conhecimentos básicos da área de mecânica a fim de propiciar noções de utilização dos principais instrumentos de medidas, identificar máquinas e equipamentos e os principais tipos de materiais com sua aplicação.
Máquinas Elétricas
Professores: Adriano dos Santos; Marcio Porto Carvalho; Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius;
Possibilitar ao aluno conhecer o princípio de funcionamento e as características construtivas das máquinas elétricas, através de análises teóricas, experimentais e de desempenho, bem como as aplicações, seleção e manutenção de geradores (CC e CA), motores elétricos (CC e CA) e transformadores.
Eletrônica
Professores: Adriano Henrique Hennemann de Freitas;
Conhecer os sistemas de numeração, principalmente o sistema binário, e os princípios da lógica digital (portas lógicas). Automatizar um processo utilizando portas lógicas. Familiarizar-se com os componentes (teoria e prática) da eletrônica digital. Conhecer o princípio de funcionamento e características dos componentes eletrônicos em eletrônica analógica. Dominar os circuitos eletrônicos, bem como o uso e funcionamento destes componentes e suas aplicações (teoria e prática). Elaborar projetos eletrônicos, com dimensionamento dos componentes e dos circuitos. Conhecer os equipamentos de medidas e ensaios eletrônicos.
Projeto Elétrico
Professores: Linamir Rodrigues da Rosa; Adriano dos Santos;
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos que o habilitem a realizar projetos elétricos residenciais unifamiliares, obedecendo as normas vigentes de instalações e de segurança. Interpretar projetos elétricos visando a execução do mesmo. Relacionar materiais pertinentes.
Manutenção Elétrica
Professores: Marcio Porto Carvalho;
Possibilitar o conhecimento das técnicas, da organização e aspectos de segurança da manutenção elétrica industrial, proporcionando uma visão sistêmica do setor.
Eletropneumática
Professores: Adriano Henrique Hennemann de Freitas; Alexandre Blanco Riess; Camila Paffrath;
Conhecer os princípios de funcionamento e características dos elementos e etapas da pneumática e eletropneumática, da geração do ar comprimido, do controle e dos atuadores, dos acionamentos das válvulas e das eletroválvulas. Interpretar e projetar circuitos pneumáticos eletropneumáticos. Montar circuitos em software de simulação e executar na prática em bancadas.
Cálculo Técnico
Professores: Waldir Correia das Neves Junior;
Revisar conteúdos matemáticos que servem de pré-requisitos para os componentes curriculares técnicos, possibilitando ao aluno o desenvolvimento do pensamento lógico, a capacidade de analisar, relacionar, sintetizar, ordenar e calcular.
Tecnologia Aplicada
Professores: Edilson dos Santos Gracez
Introduzir o princípio de funcionamento e a aplicabilidade dos principais equipamentos e instrumentos utilizados na fabricação mecânica, bem como, a tecnologia de usinagem.
Tecnologia dos materiais A
Professores: Aurelio de Andrade
Propiciar embasamento teórico sobre tecnologias dos materiais de engenharia. Especificar o grupo dos materiais metálicos e detalhar o aço, envolvendo sua obtenção, características, estrutura, aplicação, tratamentos térmicos e o controle de suas propriedades.
Eletricidade B
Professores: Aurelio de Andrade
Interpretar as leis e fenômenos que regem a eletricidade, adquirindo conhecimentos e habilidades técnicas para aplicação teórica e prática.
Desenho Mecânico A
Professores: Maury Carvalho; Marcelo Plentz;
Desenvolver habilidades de ler, interpretar e representar peças e conjuntos mecânicos por meio de desenho técnico, utilizando instrumentos adequados ou a mão-livre.
Pratica mecânica A
Professores: Edilson dos Santos Gracez
Possibilitar o desenvolvimento prático dos conhecimentos teóricos adquiridos, bem como desenvolver habilidades manuais e o domínio do princípio de funcionamento das máquinas operatrizes convencionais, utilizadas na indústria metal mecânica, através da execução de tarefas práticas.
Prática Predial
Professores: Camila Paffrath, Eugenio Rossetti
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de habilidades práticas que permitam realizar instalações elétricas prediais básicas.
Resistência dos materiais A
Professores: Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius
Propiciar embasamento teórico sobre a reação dos materiais através do efeito das cargas aplicadas nos corpos sólidos, analisar as condições de equilíbrio dos corpos e os meios de restringir seus movimentos. Conhecer os tipos de estruturas e as solicitações que as mesmas podem estar submetidas, a fim de possibilitar o dimensionamento de estruturas isostáticas.
Resistência dos Materiais B
Professores: Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius
Dar continuidade ao estudo da reação dos materiais, através do
efeito das cargas aplicadas nos corpos sólidos, analisando os tipos de solicitações geradas e as diferentes formas de dimensionamento de estruturas isostáticas em função do tipo de solicitação que está submetida.
Prática Mecânica B
Professores: Edilson dos Santos Gracez
Possibilitar o desenvolvimento prático dos conhecimentos teóricos
adquiridos, bem como desenvolver habilidades manuais e o domínio do princípio de funcionamento das máquinas operatrizes convencionais, utilizadas na indústria metal mecânica, através da execução de tarefas práticas.
Prática Industrial A
Professores: Luiz Felipe Cola Dieder
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos teóricos sobre motores monofásicos e trifásicos de indução e com habilidades práticas que permitam realizar instalações elétricas básicas de comandos manuais destes motores. Compreender os princípios básicos da tecnologia dos materiais e componentes elétricos. Identificar e conhecer o princípio de funcionamento de dispositivos de acionamento manuais. Agir em conformidade com as normas de segurança a aplicar corretamente os dispositivos de proteção.
Eletricidade C
Professores: Luiz Felipe Cola Dieder
Interpretar as leis e fenômenos que regem a eletricidade, adquirindo conhecimentos e habilidades técnicas para aplicação na teoria e na
prática, visando a formação integral do aluno.
Desenho Mecânico B
Professores: Marcelo Plentz
Desenvolver habilidades para execução de desenho técnico mecânico por meio de técnicas e ferramentas computacionais em ambiente de modelamento 3D paramétrico.
Tecnologia dos materiais B
Professores: Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius
Propiciar embasamento teórico sobre tecnologias dos aços para construção mecânica, ferros fundidos, metais não ferrosos e materiais plásticos envolvendo sua obtenção, características, estrutura e principais aplicações.
Elementos de máquinas
Professores: Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius
Proporcionar aos alunos subsídios para que tenham condições de selecionar, dimensionar e verificar a aplicabilidade dos principais elementos de máquinas, baseados em catálogos de fabricantes e no princípio da resistência dos materiais.
Comando Numérico Computadorizado - CNC
Professores: Aurélio de Andrade
Instruir os alunos para que tenham noções de programação de máquinas CNC, segundo a norma DIN 66025.
Pratica Industrial B
Professores: Eugenio Rossetti
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos teóricos e com habilidades práticas que permitam realizar instalações elétricas básicas de comandos industriais. Compreender os princípios básicos da tecnologia dos materiais e componentes elétricos. Identificar e conhecer o princípio de funcionamento de dispositivos de acionamentos eletromagnéticos. Agir em conformidade com as normas de segurança e aplicar corretamente os dispositivos de proteção.
Desenho Elétrico II
Professores: Deny Halison Pontin; Luiz Felipe Cola Dieder;
Interpretar e aplicar as normas técnicas pertinentes à instalações elétricas. Realizar desenhos elétricos. Conhecer os equipamentos elétricos de comando e utilização (características e aplicações). Ler e interpretar desenhos esquemáticos.
Instalações Elétricas II
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos teóricos e com habilidades práticas que permitam realizar instalações elétricas básicas de comandos industriais e praticar os tipos de linhas elétricas para instalações prediais. Compreender os princípios básicos da tecnologia dos materiais e componentes elétricos. Identificar e conhecer o princípio de funcionamento de dispositivos de acionamento eletromagnéticos. Agir em conformidade com as normas de segurança a aplicar corretamente os dispositivos de proteção.
Tecnologias de Instalações I
Professores: Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius
Dimensionar e especificar elementos de instalações elétricas prediais de acordo com as normas técnicas e regulamentos vigentes, a fim de garantir seu bom funcionamento, a segurança das pessoas e a conservação dos bens.
Eletricidade III
Professores: Alessandro Luiz Vaz
Conhecer e interpretar as leis e fenômenos que regem a eletricidade, para aplicação teórica e prática.
Tecnologia de instalações II
Professores: Alessandro Luiz Vaz
Dimensionar e especificar elementos de instalações elétricas industriais de acordo com as normas técnicas e regulamentos vigentes, a fim de garantir seu bom funcionamento, a segurança das pessoas e a conservação dos bens.
Instalações Elétricas III
Professores: Esmael de Oliveira Flores, Luiz Felipe Cola Dieder
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos teóricos e com habilidades práticas que permitam realizar instalações elétricas básicas de comandos industriais. Compreender os princípios básicos da tecnologia dos materiais e componentes elétricos. Identificar e conhecer o princípio de funcionamento de dispositivos de acionamento eletromagnéticos. Agir em conformidade com as normas de segurança a aplicar corretamente os dispositivos de proteção.
Eletrônica Digital
Professores: Esmael de Oliveira Flores
Conhecer os sistemas de numeração e os princípios da lógica digital. Familiarizar-se com os componentes (teoria e prática) da eletrônica digital.
Pneumática
Professores: Camila Paffrath; Marcelo Plentz;
Dar embasamento sobre os princípios da automação pneumática, os equipamentos envolvidos, as técnicas atuais e sua importância nos processos industriais.
Eletrônica Analógica I
Professores: Esmael de Oliveira Flores
Conhecer o princípio de funcionamento e características dos componentes eletrônicos em eletrônica analógica. Dominar os circuitos eletrônicos, bem como o uso e funcionamento destes componentes e suas aplicações (teoria e prática). Elaborar projetos eletrônicos, com dimensionamento dos componentes, e dos circuitos. Conhecer os equipamentos de medidas e ensaios eletrônicos.
Projeto Elétrico II
Professores: Alessandro Luiz Vaz
Instrumentalizar o aluno com conhecimentos que o habilitem a realizar projetos elétricos residenciais unifamiliares, obedecendo as normas vigentes de instalações e de segurança. Interpretar projetos elétricos visando a execução do mesmo. Relacionar materiais pertinentes.
Eletrônica Analógica II
Professores: Luiz Felipe Cola Dieder
Conhecer o princípio de funcionamento e características dos componentes eletrônicos em eletrônica analógica. Dominar os circuitos eletrônicos, bem como o uso e funcionamento destes componentes e suas aplicações (teoria e prática). Elaborar projetos eletrônicos, com dimensionamento dos componentes, e dos circuitos. Conhecer os equipamentos de medidas e ensaios eletrônicos.
Eletropneumática
Professores: Alexandre Blanco Riess, Camila Paffrath
Conhecer o princípio de funcionamento e características dos elementos e etapas da pneumática e eletropneumática, da geração do ar comprimido, do controle e dos atuadores. Interpretar e projetar circuitos pneumáticos eletropneumáticos. Montar circuitos em software de simulação e executar na prática em bancadas.